Spartan não estará disponível no Windows 7

A Microsoft continua a avançar com o Windows 10, cujo é objetivo atrair clientes corporativos que ainda estejam utilizando o Windows 7. O novo navegador, cujo codinome é Spartan, será lançado no Windows 10 porém pode não estar disponível no Windows 7, como o suporte oficial ao Windows 7 terminou no início deste ano é natural que a noticia se concretize e o Spartan não seja disponibilizado no sistema operacional.

O Windows 10 Technical Preview não incluiu a nova versão do navegador, mas as notícias sobre ele estão lentamente sendo divulgadas. Sem sermos capazes de testar todos os recursos do Spartan é difícil dizer como isso afetará a navegação diária, mas uma lista de alterações no código fonte indicam que o Spartan facilitará o trabalho dos desenvolvedores web. Mesmo o Spartan podendo não estar disponível para o Windows 7, haverá características que se concentram na compatibilidade com versões anteriores.

O Spartan possui uma série de mudanças em seu código fonte que prometem simplificar a forma como as páginas da web são renderizadas. A partir de agora há uma mistura de como o código é tratado dentro dos navegadores da Microsoft. Simplificando, devido as diversas versões do Internet Explorer, diferentes versões de páginas foram projetadas para funcionar em distintas versões do Internet Explorer. No Spartan, a Microsoft está eliminando alguns dos velhos costumes, introduzindo uma nova ferramenta de web design chamada Edge, que irá processar páginas criadas para o Internet Explorer e as exibindo da maneira correta. Essa opção permitirá uma transição mais suave para os web designers, garantidos pelo Edge, que sites antigos não parem de funcionar no novo navegador.

O Spartan é uma fonte de esperança para alguns e medo para os outros. Enquanto o Internet Explorer 11 é reconhecido como sendo mais rápido e mais estável do que todas as versões anteriores, para muitos que esqueceram a marca Internet Explorer nunca sequer testaram a nova versão do browser. Microsoft está usando a próxima atualização do Windows como um trampolim para um novo navegador que parece ganhar popularidade.

Foi divulgado que o Spartan será compatível com o recurso de extensões semelhantes ao do Chrome, terá um layout mais familiar para os usuários acostumados com outros navegadores, haverá a possibilidade de anotar páginas diretamente no navegador e virá com um modo de leitura que renderiza as páginas de forma a serem mais similares a um e-reader do que o modo de leitura atual do Internet Explorer 11. O Spartan também será um app universal que conecta a navegação entre diferentes dispositivos.

Agora é esperar para ver como as será a nova versão.

Texto adaptado de WinBeta
Imagens: WinBeta

Recent Posts